Epiphanius de Salamis

Blog destinado a tratar de assuntos relacionados ou de interesse da Tradição Católica

Resposta de Dom Williamson à um Sacerdote que lhe pede ajuda.

Padre John Bosco
 
Sua Excelência,
 
Eu sou Rev. Pe. João Bosco Ohadugha, padre nigeriano que recebeu sua Ordenação Condicional em Nova York, em 2014. Atualmente estou na Nigéria.
 
Estou escrevendo para informá-lo sobre a situação deplorável em que nos encontramos (Católicos Tradicionais e Remanescentes) nesta parte do mundo. É extremamente lamentável que a mais de 45 anos, desde a emissão dos documentos do Vaticano II, nenhum Bispo Católico da Nigéria tem feito o esforço para promover o Catolicismo Tradicional no país. Um Bispo Nigeriano, num passado recente, fez um esforço desesperador para convidar a FSSP em sua Diocese, deu o que falar na Conferência Episcopal da Nigéria. Em essência, eles odeiam a Missa em Latim e Tradição.
 
Nós também estamos tristes em testemunhar que não haja nenhuma sensibilização pública nacional do Catolicismo Tradicional.
 
No momento, alguns padres estão sofrendo perseguições silenciosas, alguns estão se escondendo porque eles querem manter a Tradição.
 
Esta luta dos remanescentes na Nigéria parece ser o mais recente recrudescimento em nosso tempo do liberalismo e do modernismo. Nós somos as últimas vítimas de uma conspiração maldosa entre os liberais e os não-católicos.
A nossa luta não é uma mera resistência, isso seria puramente negativo. É um compromisso positivo para renovar a fé, como seria o orgulho da posteridade por vir.
 
A Nigéria é um país liberal. Na maioria dos nossos Seminários a religião islâmica é de disciplina obrigatória para seminaristas. Durante a minha própria formação no Novus Ordo, eu fui ensinado a religião islâmica por dois anos antes de ser ordenado no novo rito.
 
Baseado nesse panorama, gostaria de apelar a Sua Excelência para usar de seus bons ofícios para vir á nosso auxílio. Boniface é um seminarista da Diocese do Novus Ordo. Ele completou seus estudos filosóficos e teológicos no Seminário Maior de São José Ikot-Ekpene, afiliada da Universidade Pontifícia de Roma. Ele recebeu as ordens menores; de Leitor e Acólito. Mais tarde, ele se juntou a FSSP, mas depois de discernir a sua vocação, ele decidiu se juntar ao Grupo Resistente na Nigéria. Ele está esperando desesperadamente para ser ordenado por um bispo tradicional. Por isso, estamos implorando-o para vir e ordená-lo para nós.
 
Sua ordenação pode abrir a porta para outros candidatos que desejam o Catolicismo Tradicional na Nigéria.
 
Sua gentil consideração para este humilde pedido será muito apreciada por toda a gente.
 
Obrigado e que Deus continue a sustentá-lo na ajuda de jovens tradicionalistas ao redor do globo.
 
Segue em anexo a carta de comprovação do Superior Nigeriano da FSSP, aonde Bonifácio se encontrava.
 
Com os melhores cumprimentos,
 
Pe. John Bosco
 
 
==========
 
Dom Williamson
 
Obrigado por este e-mail, como também pela carta de comprovação que chegou separadamente e que eu a li.
 
Infelizmente, a Igreja está um caos, porque o Pastor Supremo é atingido e as ovelhas estão espalhadas, como nunca tiveram antes. Eu simpatizo com o seu desejo de ter Boniface ordenado, mas em qual estrutura ele seria incorporado? Você teria certeza, por exemplo, se ele seria seu fiel colaborador se  fosse ordenado sacerdote? Não haveria nenhuma diocese ao redor e acima dele para controlá-lo, assim como não existe ao redor e acima de você ou de mim. A Igreja está um caos.
 
Em latim se diz, ninguém é obrigado a fazer o impossível – nemo ad impossible tenetur. Na situação de hoje pode ser impossível para você ou para ele fazer mais do que vocês já estão fazendo. Paciência. Esta situação não vai durar para sempre. Enquanto isso, você e ele podem fazer muito mais do que vocês pensam, suportando todas as dores causadas pelo caos, por meio da oração (rezando o dia inteiro), especialmente o Rosário, e implorando Nossa Senhora para obter de seu Filho o fortalecimento da Igreja.
 
Em relação a  mim, já estou muito ocupado, provavelmente muito ocupado, distraído pelo caos. Eu honestamente não vejo maneiras de estender o meu apostolado a Nigéria. Sinto muito se isso lhe decepciona, mas eu não sinto que poderia começar [um apostolado] na Nigéria sem acompanhar, e eu não poderia acompanhar sem negligenciar o que já estou fazendo em outros lugares.
 
Lamento se esta resposta decepciona, mas não me atrevo arriscar, neste caos, morder a mais do que eu possa mastigar. Espero que entenda.
 
Que Deus lhes abençoem e guardem fiéis. Você pode pensar que com sua fidelidade você não esteja fazendo muito. Mas isso seria um erro. Duas almas fiéis como a de Boniface e a sua, dão ao Sagrado Coração e a Sua Mãe grande consolo.
 
Envio á vocês dois minha própria e humilde benção, 
 
+ Richard Williamson.
 
 
 
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=kfGCmkJ44-g

2 comentários em “Resposta de Dom Williamson à um Sacerdote que lhe pede ajuda.

  1. Pingback: CARTA DA IRMÃ CRISTIANA | Epiphanius de Salamis

  2. Pingback: A patifaria ou: O alto custo de uma defesa. | Epiphanius de Salamis

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Follow Epiphanius de Salamis on WordPress.com
Pro Roma Mariana

Fátima e a Paixão da Igreja

Cor Mariae

Blog destinado a tratar de assuntos relacionados ou de interesse da Tradição Católica

Apostolado Eucarístico

Blog destinado a tratar de assuntos relacionados ou de interesse da Tradição Católica

In exspectatione

Blog destinado a tratar de assuntos relacionados ou de interesse da Tradição Católica

RADIO CRISTIANDAD

La Voz de la Tradición Católica

Maurice Pinay

Blog destinado a tratar de assuntos relacionados ou de interesse da Tradição Católica

Pacientes na tribulação

Apologética católica

%d blogueiros gostam disto: